Pentágono aumentará uso de aviões militares no Afeganistão

Por Andrea Shalal-Esa WASHINGTON (Reuters) - O Pentágono está focado em disponibilizar mais caminhões, ferramentas de vigilância e outros equipamentos militares ao Afeganistão para preparar-se para o que será uma difícil fase da guerra, disse nesta sexta-feira o subsecretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter.

Reuters |

Carter, diretor de aquisição, tecnologia e logística do Pentágono, disse que o sucesso da guerra dos EUA no Afeganistão depende fortemente em disponibilizar armas e serviços de apoio às tropas norte-americanas que irão para o país, descrito por ele como "o último lugar onde você gostaria de lutar uma guerra".

"Este verão será muito crítico. Se não formos lá e nos prepararmos, não podemos ter sucesso", disse ele durante conferência do Centro para Estudos Estratégicos e Internacionais.

Como parte do esforço, Carter disse que aumentará em 20 vezes o número de aeronaves destinadas ao Afeganistão, oferecendo "olhos nos céus" às tropas no país.

Equipadas com câmeras sofisticadas e capazes de enviar imagens à bases dos EUA em território afegão, as aeronaves ajudarão a monitorar qualquer atividade que possa colocar em risco as tropas, incluindo a implantação de bombas nas estradas.

Ao mesmo tempo, a visível presença dos aviões seria capaz de conter possíveis ataques, disse Carter, considerando os aviões uma forma de vigilância mais barata em comparação aos aviões teleguiados, mais caros, que também são usados no Afeganistão em larga escala.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG