não tem fins bélicos - Mundo - iG" /

Pentágono assegura que acordo com Colômbia não tem fins bélicos

Washington, 13 ago (EFE).- O Pentágono afirmou hoje que o acordo de cooperação militar negociado entre os Estados Unidos e a Colômbia não tem fins bélicos e é uma continuidade de um esforço de colaboração contra o narcotráfico e o terrorismo.

EFE |

"Este acordo não tem nenhum fim bélico. Nosso acesso a estas bases colombianas não tem nada de ofensivo, capacidade militar ofensiva de nenhuma índole", afirmou o subsecretário adjunto de Defesa para o Hemisfério Ocidental, Frank Mora, em entrevista concedida à Agência Efe.

"Não vamos ter nestas bases nenhuma capacidade para projetar uma operação militar de nenhuma índole", assegurou.

O acordo em negociação, que permitirá que militares americanos utilizem até sete bases na Colômbia, gerou críticas, especialmente dos países da Aliança Bolivariana para as Américas (Alba), que o veem como uma ameaça.

"Não queremos esconder o que estamos negociando, simplesmente queremos finalizar os elementos do acordo, antes de publicá-lo", enfatizou Mora.

O alto funcionário disse que é preciso evitar que "exageros e declarações" cheguem à opinião pública, que qualificou de "inválidas".

O Governo colombiano acredita que o acordo, que não requer a aprovação do Legislativo americano, possa se concretizado neste fim de semana. Mas, segundo analistas, o acordo, uma vez fechado, demoraria algumas semanas para ser aplicado. EFE mp/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG