Pelosi garante em Bagdá respeito do acordo de retirada das tropas

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, garantiu neste domingo em Bagdá que Washington respeitará o acordo que prevê a retirada das forças americanas das cidades iraquianas até o fim de junho.

AFP |

"É o plano que foi desenhado, e pretendemos respeitá-lo", declarou Pelosi depois de uma reunião com o presidente do Parlamento iraquiano, Iyad al-Samarrai.

Ela também se encontrou com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, antes de encerrar sua visita, no fim da tarde deste domingo.

De acordo com o acordo de segurança concluído com Bagdá em novembro passado, as tropas americanas têm que sair das principais cidades e aldeias iraquianas até o fim de junho, e de todo o país até o fim de 2011. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu recentemente que a maior parte das tropas americanas deixará o Iraque até agosto deste ano.

A violência voltou a crescer desde fevereiro no Iraque, sobretudo em Bagdá e em Mossul (norte), a segunda maior cidade do país.

Segundo números oficiais, o mês de abril foi o mais mortífero no Iraque desde setembro passado, com 355 iraquianos e 18 militares americanos mortos.

Maliki, por sua vez, considerou em comunicado divulgado depois de sua reunião com Pelosi que o Iraque já não precisa mais tanto dos soldados americanos em suas cidades.

"Não precisamos de um número de militares tão importante nas cidades, onde controlamos a situação. Uma retirada responsável não vai afetar a segurança", afirmou.

"Estamos trabalhando no desenvolvimento de nossas capacidades em matéria de inteligência", acrescentou.

Pelosi, que já viajara a Bagdá em janeiro de 2007 e em maio de 2008, também insistiu na importância do trabalho de inteligência. "Já que estamos reduzindo nossa presença militar física, precisamos de uma forte presença em matéria de inteligência", destacou.

Os Estados Unidos mantêm atualmente 139.000 soldados no Iraque.

jac/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG