Pelo menos um morto e 20 feridos em explosão em Trípoli

Pelo menos uma pessoa morreu e 20 ficaram feridas em uma grande explosão - cuja causa ainda é desconhecida - destruir parte de um prédio de cinco andares em Trípoli (norte do Líbano), disse um oficial da segurança à AFP.

AFP |

"Um homem morreu e cerca de 20 pessoas ficaram feridas, a maioria crianças e mulheres", disse o responsável, enquanto os socorristas retiravam as vítimas da área, situada no bairro sunita de Bab al-Tebbaneh.

A explosão ocorreu às 05h30 locais (23h30 de sexta em Brasília).

Um andar, que tinha quatro apartamentos, e vários estabelecimentos comerciais situados no nível da rua, foram destruídos pela explosão.

Os moradores, várias ainda de pijama, foram vistos fugindo do edifício, enquanto a polícia e o exército foram mobilizados.

Bab al-Tebbaneh é um dos bairros de Trípoli, junto com al-Qobbé e Jabal Mohsen, que no domingo e segunda-feira foram cenário de enfrentamentos armados de caráter político que deixaram deixou nove mortos e cerca de 45 feridos.

Bab al-Tebanneh e al-Qobbé, de maioria sunita, são bastiões da maioria libanesa anti-Síria, enquanto que a maioria dos habitantes de Jabal Mohsen faz parte da comunidade Alauita (ramo do xiismo), partidários do movimento Hezbollah - que lidera a oposição libanesa, apoiado pela Síria e o Irã.

O balanço dos últimos combates é mais elevado do que os confrontos armados que ocorreram em maio em várias regiões do Líbano, e que deixaram 65 mortos.

O governo libanês pró-ocidente e a oposição concluíram em maio um acordo de paz em Doha, Catar, para encerrar a violência. Esse acordo prevê a formação de uma unidade governamental, que ainda não foi realizado.

ob-jz/fb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG