Pelo menos 30 mil manifestantes pedem perdão real a Shinawatra

(Atualiza com reações e novos dados) Bangcoc, 17 ago (EFE).- Pelo menos 30 mil pessoas apoiaram hoje a primeira manifestação realizada pela oposição desde os distúrbios de abril, em Bangcoc, e convocada com a finalidade de pedir o perdão real para o ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra, declarado foragido pela Justiça de seu país.

EFE |

Os partidários de Shinawatra, conhecidos como os "camisas vermelhas" pela cor das roupas que usam, entregaram o pedido a um representante da Casa Real, a quem afirmaram que o pedido tem 5 milhões de assinaturas.

Veera Musigapong, líder da Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura, leu o pedido a um dos subsecretários particulares do rei Bhumibol Adulyadej da Tailândia.

Após o ato, os manifestantes se dispersaram pacificamente, sem que fosse necessária a intervenção dos 1,5 mil agentes dos corpos de segurança mobilizados para prevenir a violência durante a manifestação organizada em Bangcoc.

Depois, fontes da Casa Real anunciaram que pedirão ao Executivo que estude o pedido e apresente uma recomendação ao rei.

Shinawatra, condenado à revelia a dois anos de prisão por um crime de abuso de poder cometido durante seu mandato, vive um exílio voluntário desde agosto de 2008, utiliza passaportes de outros países para viajar, porque o seu foi cancelado no ano passado e se comunica com seus simpatizantes na Tailândia através de telefonemas ou vídeoconferências.

"Estamos aqui hoje para dizer a nosso pai, o rei de todos os tailandeses, que queremos a unidade e a reconciliação", disse Shinawatra no comício organizado para dar início à manifestação, através de um vídeo retransmitido ao vivo de um local desconhecido.

A Tailândia solicitou a ajuda da Interpol para deter este ex-coronel da Polícia que abandonou o corpo, montou um império financeiro e depois governou a Tailândia de 2001 até o levante de 2006. EFE tai/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG