Pelo menos 21 pessoas evacuadas por erupção de cinzas em vulcão na Costa Rica

San José, 6 jan (EFE).- O vulcão Turrialba, a cerca de 80 quilômetros a leste da capital da Costa Rica, San José, sofreu hoje uma forte erupção de cinza que obrigou as autoridades do país a evacuar a pelo menos 21 pessoas que vivem em localidades próximas, informou a Comissão Nacional de Emergências (CNE).

EFE |

O vulcão começou a lançar sedimentos que alcançaram até três quilômetros de distância da cratera, por isso os comitês locais de emergência foram ativados para evacuar os habitantes mais próximos e foi decretado um alerta verde (preventivo), segundo informa um comunicado oficial.

Além disso, o Observatório Vulcanológico e Sismológico (Ovsicori) reportou um aumento na atividade sísmica da zona.

As comunidades mais afetadas foram pequenos povoados rurais localizados ao pé do monte, onde veículos, casas e cultivos foram cobertos por sedimento.

A Cruz Vermelha assinalou que disponibilizou um albergue para os moradores que desejem deixar suas casas ou que tenham sido afetados pela cinza.

O vulcão Turrialba, com 3.340 metros de altitude, é uma das atrações do Parque Nacional, mas a CNE recomendou hoje seu fechamento definitivo, pois sua atividade aumentou nos últimos meses com lançamento de gases e agora de cinza.

No entanto, as autoridades locais preferem pedir calma, e qualificaram a erupção de hoje como "normal" em um vulcão ativo, embora tenham assegurado que vão redobrar a vigilância.

A última vez que o Turrialba fez uma erupção completa foi em 1866, e suas cinzas, de acordo com registros históricos, chegaram até a Nicarágua, país vizinho.

Eliécer Duarte, vulcanólogo do Ovsicori, explicou à imprensa local que, embora a cinza lançada hoje não seja magmática, a erupção demonstra que o Turrialba tem capacidade para expulsar materiais mais pesados, e esta poderia ser a etapa inicial de uma atividade mais intensa do vulcão. EFE nda/fm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG