Pelo menos 20 pessoas morrem vítimas de inundações na Turquia

ANCARA - Pelo menos 20 pessoas morreram nos últimos dois dias em várias zonas da Turquia devido às inundações, que causaram também o desmoronamento de edifícios e numerosos danos materiais, informou hoje a imprensa local.

Redação com agências internacionais |

As províncias do norte do país foram castigadas com fortes tempestades e em Istambul as águas inundaram um dos distritos da cidade.

O governador de Istambul, Muammer Guler, disse hoje que caíram 235 milímetros de água por metro quadrado nos últimos dois dias, a maior quantidade em registrada nos últimos 80 anos.

As chuvas torrenciais surpreenderam também vários caminhoneiros que dormiam nas cabines de seus veículos em Istambul, sendo que quatro deles morreram afogados hoje de manhã.

Na televisão se puderam ver alguns motoristas que esperavam ser resgatados no alto de árvores enquanto cerca de 50 deles tinham ficado presos em seus veículos.


Turcos se abrigam em cima de ônibus para fugir da enchente / AP

A rede de televisão "NTV" disse que até agora já são 20 vítimas mortais, das que três morreram em Selimpasa, um bairro de Istambul, e outras oito estão desaparecidas.

Oito pessoas morreram em Saray, na província de Tekirdag, na fronteira com a Grécia.

O ministro turco de Obras Públicas, Mustafa Demir, declarou que as recentes inundações também causaram grandes danos à infra-estrutura viária em algumas zonas de Istambul e da província de Tekirdag, ao norte do país.

Além disso, cerca de 100 pessoas ficaram feridas e foram transferidas a hospitais em condições muito difíceis já que muitas estradas estão cortadas ao tráfego pelas inundações.

As tempestades, que começaram na segunda-feira, destruíram pontes e estradas, inundaram centenas de domicílios em Tekirdag e Istambul, e mataram centenas de animais nas fazendas da região, além de arrastar muitos veículos ao mar.

Duas estradas internacionais que vão de Istambul à Grécia e Bulgária tiveram que ser fechadas temporariamente.

As previsões meteorológicas são de mais chuvas para hoje, pelo que as autoridades pediram à população que se abstenha de usar automóveis.

Leia mais sobre Turquia

    Leia tudo sobre: enchenteturquia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG