Pelo menos 20 pessoas morrem e 55 ficam feridas em 2 explosões no Iraque

BAGDÁ - Pelo menos 20 pessoas morreram nesta sexta-feira no Iraque e outras 55 ficaram feridas na explosão de dois artefatos explosivos perto da cidade de Baquba (norte), informaram fontes policiais.

EFE |

As explosões, causadas por uma bomba e um carro-bomba, aconteceram cerca de dois restaurantes de um mercado popular da localidade de Al Khales, a 15 quilômetros ao norte de Baquba, capital da Província de Diyala, uma das áreas mais conflituosas do país.

As fontes indicaram que pelo menos 12 dos feridos têm lesões muito graves. Entre eles há crianças e mulheres.

O duplo atentado causou graves danos aos locais próximos e aos veículos estacionados na região.

Os ataques foram lançados pouco antes que a Comissão Eleitoral do Iraque anuncie os resultados finais das eleições parlamentares do dia 7 de março em um hotel do centro de Bagdá.

Círculos políticos temem que a divulgação dos dados possa estimular atos de violência, levando em conta que a apuração ocorreu no meio de denúncias de possíveis irregularidades.

Reuters
Partidários de Maliki protestam contra partido Baath, de ex-ditador Saddam Hussein

Partidárias de Maliki defendem contagem manual em Bagdá

Os últimos dados parciais divulgados indicavam uma pouca diferença de votos, cerca de 11 mil, entre uma coalizão opositora e a aliança política liderada pelo primeiro-ministro, Nuri al-Maliki.

Al Maliki e o presidente iraquiano, Jalal Talabani, chegaram a pedir uma apuração manual de todos os votos, possibilidade que foi rejeitada pela Comissão Eleitoral.

Nesta sexta-feira centenas de partidários do Maliki saíram às ruas de Bagdá para reivindicar a contagem manual.

Leia mais sobre Iraque

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG