Pelo menos 20 mortos em várias explosões no Iraque

Pelo menos 20 pessoas morreram nesta segunda-feira em explosões no Iraque, entre elas um atentado suicida contra uma mesquita de Baquba (norte) que deixou cinco mortos, segundo fontes dos serviços médicos e de segurança.

AFP |

A explosão na principal mesquita xiita de Baquba (60 km ao norte de Bagdá), localizada no centro da cidade, também deixou pelo menos 20 feridos, afirmou o doutor Ahmad al-Wani, do hospital geral de Baquba.

Um terrorista suicida se explodiu de manhã próximo a um posto de controle da Polícia e do Exército na entrada de Ramadi (100 km a oeste de Bagdá). Quatro policiais e quatro civis morreram e 15 pessoas ficaram feridas, segundo uma fonte policial.

Próximo à cidade sagrada xiita de Kerbala (sul de Bagdá), a explosão de uma bomba colocada em um microônibus causou pelo menos quatro mortes e deixou cinco feridos, indicaram fontes policiais e médicas. Os passageiros vinham da cidade vizinha de Hilla, segundo testemunhas.

Em Kirkuk (240 km ao norte de Bagdá), dois irmãos de 14 e 9 anos morreram quando brincavam com um objeto explosivo que haviam encontrado próximo de sua casa, indicou um oficial da Polícia.

Em Sadr City, bairro xiita popular do norte de Bagdá, um civil morreu e três ficaram feridos, entre eles dois soldados, na explosão de um carro-bomba, segundo uma fonte médica.

Em outro bairro do sul de Bagdá, em Al-Qahira, a explosão de um carro-bomba matou uma pessoa e feriu outras oito, indicou uma fonte do Ministério do Interior.

Os episódios de violência se intensificaram no verão (hemisfério norte). O mês de agosto foi o mais violento no Iraque em mais de um ano, provocando uma grande degradação da segurança.

Segundo números fornecidos pelos ministérios da Defesa, do Interior e da Saúde, 393 civis, 48 policiais e 15 soldados morreram em agosto.

str-mel/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG