Pelo menos 2 morrem e 1,5 mil têm sintomas de cólera nas Filipinas

Manila, 19 nov (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram e 1,5 mil ficaram doentes com sintomas parecidos com os do cólera desde sábado passado na cidade indonésia de Tagoloan, cerca de 780 quilômetros ao sudeste de Manila, informaram hoje fontes de saúde.

EFE |

O diretor do Centro de Epidemiologia Nacional, Eric Tayag, disse que estão à espera dos resultados de laboratório para saber se é um surto de cólera, porque, nesse momento, qualquer pessoa com dor no estômago vai ao médico.

Os primeiros exames de laboratório de amostras de pacientes encontraram a bactéria Escherichia coli, a causadora mais freqüente de diarréia e que, nos casos graves, causa sintomas semelhantes aos do cólera.

As autoridades acham que as chuvas da semana passada contaminaram de forma alguma os serviços de abastecimento de água potável.

Tayag confirmou que especialistas coletaram amostras de água das áreas afetadas e as levaram ao laboratório, para análise.

O cólera é uma doença causada pelo vibrião colérico (Vibrio cholerae), é transmitida pela água e alimentos contaminados, causa diarréia aquosa intensa e desidratação. EFE zm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG