Pelo menos 15 morrem em atentados suicidas no Paquistão

Islamabad - Pelo menos 15 pessoas morreram neste sábado e cem ficaram feridas em dois atentados suicidas cometidos por talebans.

AFP e EFE |

Às 07h30 (23h30 de sexta-feira em Brasília) um suicida detonou os explosivos que carregava em um pequeno caminhão diante de um posto policial da cidade de Banu, perto da fronteira afegã, matando pelo menos dois policiais, duas pessoas que haviam sido detidas e uma que passava no local naquele momento, e ferindo outras 50.

A explosão causou uma cratera de quase três metros de profundidade e 13 metros de diâmetro. O edifício policial ficou completamente destruído e várias casas próximas foram gravemente afetadas.

EFE
Local do atentado no Paquistão
Local do atentado no Paquistão

O atentado foi reivindicado pela organização Tehrik-e-Talibã Paquistão (TTP), movimento que aglutina diversas facções talebans paquistaneses, informaram diversos meios de comunicação do país.

Bannu está na Província da Fronteira do Noroeste (NWFP) e faz fronteira com as regiões tribais do Waziristão do Norte e do Sul, consideradas o máximo reduto dos insurgentes talibãs no Paquistão e refúgio de membros da rede terrorista Al Qaeda.

Quatro horas mais tarde, em pleno centro de Peshawar, capital da Província da Fronteira do Noroeste (NWFP), outro suicida explodiu um carro-bomba em uma avenida que leva à principal base militar, matando pelo menos dez pessoas e ferindo outras 50, segundo o diretor provincial de Saúde, Zahir Ali Shah.

"Foi um carro-bomba e, segundo nossos cálculos, continha 100 quilos de explosivos", indicou o chefe da brigada de especialistas em explosivos Shafqat Malik, em Peshawar.

Essa segunda explosão ocorreu em meio a uma multidão, próximo de um centro comercial com várias lojas e dois bancos, em um bairro residencial onde moram muitos oficiais do Exército.

Na quinta-feira passada, pelo menos 15 pessoas, a maioria líderes tribais, foram mortos Bannu após uma emboscada talibã contra um comboio de um comitê de paz.

Leia mais sobre: Paquistão

    Leia tudo sobre: atentadopaquistãotaleban

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG