Peixes de água doce dos EUA estão contaminados por mercúrio

Um estudo dos serviços geológicos americanos revela que todos os peixes de água doce testados nos Estados Unidos contêm mercúrio, um poderoso neurotóxico.

AFP |

"Os cientistas detectaram uma contaminação por mercúrio em cada um dos peixes testados nos 291 rios e lagos registrados em todo o país", diz o estudo realizado pelo US Geological Survey.

Um quarto destes peixes apresenta um nível de mercúrio superior ao limite autorizado para o consumo "em quantidade normal" por humanos, determinado pela Agência americana para a Proteção do Meio Ambiente (EPA).

Dois terços destes peixes contêm mercúrio demais para um consumo sem risco por outros mamíferos que se alimentam de peixes, segundo os cientistas.

"O estudo mostra como a poluição com mercúrio é comum, tanto em nossa atmosfera quanto em nossos rios, assim como nos peixes de água doce", declarou quarta-feira o secretário do Interior, Ken Salazar.

"A ciência nos envia a mensagem clara que nosso país precisa lutar contra a poluição, restaurar suas fontes de água doce e proteger a saúde de sua população", acrescentou.

A poluição das águas pelo mercúrio se dá principalmente através da poluição atmosférica e das chuvas, mas também pelas mineradoras de carvão.

vmt/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG