Peixe pode aprender, apesar de cérebro pequeno

LONDRES (Reuters) - Um pequeno peixe encontrado em rios europeus tem uma capacidade semelhante à humana para o aprendizado, revelaram cientistas britânicos. O peixe, de nome científico Pungitius pungitius, pode ser o primeiro animal a mostrar uma estratégia chave da humanidade para o aprendizado, que permite a comparação do comportamento dos outros com a própria experiência para a tomada de decisões em busca de melhores suprimentos de comida.

Reuters |

"Peixes pequenos podem ter cérebros pequenos, mas eles ainda têm algumas capacidades cognitivas surpreendentes", disse Jeremy Kendal, da Universidade de Durham.

Kendal e colegas da Universidade St. Andrews descobriram em testes que 75 por cento dos indivíduos dessa espécie são espertos o bastante para saber a partir dos outros que um tubo de comida de um tanque é mais rico em comida mesmo que antes eles tenham conseguido pouco alimento no mesmo lugar.

Essa capacidade representa uma habilidade atipicamente sofisticada de aprendizado social que ainda não foi vista em outros animais, relataram os pesquisadores ao periódico Behavioral Ecology.

(Reportagem de Ben Hirschler)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG