Nature. A equipe, formada por cientistas alemães, americanos e chineses, pesquisou pastos localizados na Mongólia." / Nature. A equipe, formada por cientistas alemães, americanos e chineses, pesquisou pastos localizados na Mongólia." /

Pecuária pode diminuir a emissão de gás causador de aquecimento global

Ao contrário do que se pensava, a pecuária pode reduzir a emissão de um dos gases causadores das mudanças climáticas, ao menos nas regiões de clima temperado. A conclusão é do estudo publicado, esta semana, na revista científica http://www.nature.com/nature target=_blankNature. A equipe, formada por cientistas alemães, americanos e chineses, pesquisou pastos localizados na Mongólia.

Isis Nóbile Diniz, especial para o iG |

Até hoje, acreditava-se que a atividade aumentava a emissão do gás óxido nitroso (N 2 O). No entanto, quando a equipe do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe mediu a quantidade de gás emitida nas estepes do interior da Mongólia, na China, descobriu exatamente o contrário.

Os cientistas descobriram que, anualmente, a maior parte do óxido nitroso emitido por microorganismos que vivem no solo acontece durante o degelo da primavera ¿ na Mongólia, o inverno é muito rigoroso. No entanto, onde há pasto, os microorganismos que vivem no solo emitem uma menor quantidade de óxido nitroso.

Quando o gado pasta, ele modifica a estrutura química e física do solo. Como consequência, a atividade microbiana diminui, o que reduz a emissão do gás. Antes da pesquisa, nós tínhamos superestimado a emissão de N 2 O em, aproximadamente, 70% nos pastos de clima temperado, diz Klaus Butterbach-Bahl, em entrevista ao iG .


Rebanho de gado na Mongólia: atividade pecuária na região ajudou a
diminuir a emissão do gás óxido nitroso (Foto: Getty Images)

O óxido nitroso é um dos gases que estão aumentando na atmosfera desde a revolução industrial. Ele tem o potencial de aquecer a atmosfera trezentas vezes mais que o dióxido de carbono (CO 2 ). Relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que a principal causa desse aumento é a intervenção humana na natureza.

De acordo com cientistas, o óxido nitroso e o metano (CH 4 ) são os principais gases emitidos pelo setor agropecuário com, respectivamente, 6% e 15% do total global. O gado libera gás metano durante o processo de digestão. Já o óxido nitroso é proveniente da decomposição da urina dos animais no solo.

No entanto, no caso da Mongólia, o aumento de óxido nitroso causado pela urina do gado parece ser compensado pela redução do gás graças à pastagem. Mesmo assim, é preciso buscar outras fontes emissoras, já que sua concentração continua aumentando na atmosfera. Nossa compreensão sobre as fontes de emissão de N 2 O ainda é limitada, afirma Butterbach-Bahl.

Leia mais sobre: Aquecimento Global

    Leia tudo sobre: aquecimento global

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG