PD começará a negociar coalizão de Governo japonês amanhã

Tóquio, 30 ago (EFE).- O vencedor nas eleições gerais do Japão, o Partido Democrático (PD), se reunirá amanhã com seus dois aliados, o Partido Social Democrata (PSD) e o Novo Partido do Povo (NPP), para começar a negociar sua coalizão de Governo.

EFE |

Segundo a agência local "Kyodo", o líder do PD e primeiro-ministro eleito, Yukio Hatoyama, conversou hoje com Naoto Kan, outro dos fundadores do Partido Democrático, em 1998, e com o anterior presidente da formação, Ichiro Ozawa, sobre o novo Governo.

Hatoyama tinha dito antes que, se seu partido ganhasse as eleições, alguns cargos de seu Executivo seriam para o Partido Social Democrata e o Novo Partido do Povo, com os quais chegou a um acordo antes da campanha eleitoral.

O Partido Democrático obteve, até agora, 289 cadeiras, enquanto seus parceiros PSD e NPP contam, por enquanto, com quatro e três cadeiras, respectivamente, frente às cinco e sete, respectivamente, que conseguiram nas anteriores eleições de 2005.

O até então governamental Partido Liberal-Democrata (PLD) conseguiu, por enquanto, 99 cadeiras na Câmara Baixa, 200 a menos que os alcançados há quatro anos.

Perguntado, em entrevista coletiva, pelos preparativos para a formação do novo Governo, Hatoyama disse que tem "um plano na cabeça, mas nada está ainda garantido".

No entanto, indicou que espera poder oferecer um cargo importante a Ichiro Ozawa, que renunciou em maio como presidente do Partido Democrático, após um escândalo de doações ilegais pelo qual seu secretário foi processado. EFE clb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG