caso Jean Charles - Mundo - iG" /

Paul Stephenson assume polícia de Londres, após caso Jean Charles

Paul Stephenson foi nomeado chefe da Scotland Yard, a polícia de Londres e a maior força de segurança da Grã-Bretanha, responsável pela luta antiterrorista e pela segurança dos Jogos Olímpicos de 2012, na capital britânica, informou a imprensa local, nesta terça-feira.

AFP |

Stephenson será responsável por mais de 50.000 homens e administrará um orçamento de 3,7 bilhões de euros (5 bilhões de dólares), como chefe da polícia de Londres, de acordo com a rede pública BBC e com os jornais britânicos.

A ministra do Interior, Jacqui Smith, aprovou a nomeação de Stephenson, que ocupará seu novo cargo por cinco anos, cerca de dois meses após a demissão de seu antecessor, Sir Ian Blair.

Blair deixou o comando da Scotland Yard porque, segundo ele, não contava com o apoio do prefeito londrino, Boris Johnson.

Além disso, Ian Blair foi duramente criticado por sua gestão na morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, durante uma operação antiterrorista, em julho de 2005, e por denúncias de racismo.

Stephenson, que era o vice de Blair, derrotou outro candidato à chefia da Scotland Yard - o principal responsável policial na Irlanda do Norte, Hugh Orde, ainda de acordo com a imprensa local.

ar/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG