Patrulha norte-coreana atravessa fronteira com Coreia do Sul

Seul, 4 jun (EFE).- Um barco patrulha norte-coreano atravessou hoje a fronteira marítima com a Coreia do Sul no Mar Ocidental (Mar Amarelo), onde já ocorreram incidentes armados entre os dois países, informou a agência sul-coreana Yonhap.

EFE |

O barco norte-coreano invadiu a fronteira marítima com seu morador do Sul, chamada Linha Limite Nortista (NLL), e se retirou após permanecer por cerca de uma hora, depois de receber duas advertências da Marinha sul-coreana.

Trata-se da terceira invasão norte-coreana na fronteira marítima com a Coreia do Sul este ano, segundo as autoridades sul-coreanas.

O incidente acontece em plena escalada de tensão entre as duas Coreias, depois de o regime comunista norte-coreano ameaçar na semana passada perpetrar um ataque militar contra a Coreia do Sul e anunciar que não garante a segurança dos navios nesse mar.

Além disso, a Coreia do Norte realizou em 25 de maio seu segundo teste nuclear, após o de outubro de 2006, e lançou vários mísseis de curto alcance.

A NLL é a fronteira marítima no Mar Ocidental entre as duas Coreias, estabelecida em 1953.

Em 1999 e em 2002, ocorreram enfrentamentos armados entre as duas Coreias, nos quais os dois países sofreram baixas. EFE ce/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG