Patriarca russo pede solidariedade diante da crise em mensagem natalina

Sergio Imbert. Moscou, 7 jan (EFE).- A Rússia celebra hoje o Natal ortodoxo com uma chamada de seu Patriarca à solidariedade e a paz social diante da crise econômica, em meio a uma sintonia entre o Estado e a Igreja Ortodoxa Russa (IOR).

EFE |

O ato central das festividades ocorreu ontem à noite na catedral de Cristo Salvador, o maior templo da Igreja russa, onde o novo Patriarca ortodoxo, Kirill, oficiou pela primeira vez a missa do galo, retransmitida ao vivo pela televisão estatal.

A cerimônia religiosa por ocasião do Natal - que a IOR celebra segundo o antigo calendário juliano - assistiram 6 mil pessoas, incluindo o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, e sua esposa, Svetlana, crentes confessos.

Em seu sermão, o Patriarca pediu solidariedade ao povo russo para fazer frente à crise econômica, que não deve ser enfrentada pelo povo e o poder em um país onde ainda está viva a lembrança da caótica e dolorosa transição pós-soviética.

"O ano passado foi importante para a nossa identidade nacional, pois demonstrou que o povo e o poder podem superar juntos às provas e desgraças que afetam nossas vidas", assinalou Kirill.

Dirigindo-se ao chefe do Kremlin, o Patriarca ressaltou que "em particular foi a atitude dos dirigentes do Estado que não permitiu ao país retroceder ao terrível e profundo precipício no qual se viu devido às turbulências políticas na década de 90" após a queda da URSS e o começo das reformas liberais.

Em sua alocução, Kirill desejou "paz e prosperidade à pátria" e "ajuda divina" ao presidente russo, assim como "ao Governo, às autoridades de todos os níveis e a todos que dependem do desenvolvimento econômico e do progresso" da Rússia.

A primeira-dama da Rússia foi uma das primeiras entre os fiéis a receber a comunhão do Patriarca, que presenteou o chefe de Estado com uma coleção de obras de escritores russos editada pela Igreja, e recebeu dele um evangelho manuscrito moderno em miniatura.

O chefe de Estado emitiu uma mensagem de felicitação à nação no qual louvou "a atividade comum do Estado e da Igreja Ortodoxa Russa por manter a paz civil, impulsionar o diálogo entre as religiões e educar os jovens no espírito do verdadeiro patriotismo e de respeito aos valores familiares".

"A festa do Natal nos devolve às raízes de nossas tradições espirituais, aos ideais cristãos da alta moral e a caridade, que durante séculos foram valores cruciais para o povo e a vida social na Rússia", ressaltou Medvedev.

Segundo as pesquisas, dois de cada três russos celebram o Natal, que segundo a tradição ortodoxa será festejado até o dia 19 de janeiro, quando a IOR lembra, neste ano, a Epifania, festa na qual se lembra o batismo de Jesus Cristo.

Pelo menos 135 mil fiéis assistiram aos ofícios religiosos nas igrejas de Moscou, cujo número só nos últimos oito anos aumentou de 400 a 800, e também foram realizadas missas nos 30 mil templos que a IOR tem em toda Rússia e em outros países do mundo.

O primeiro-ministro e o ex-presidente russo, Vladimir Putin, por uma tradição pessoal celebrou o Natal fora de Moscou, desta vez na igreja da aldeia de Selische, na região de Kostroma, nas margens do Volga.

Putin aproveitou as festas para anunciar a devolução à IOR do emblemático mosteiro Novodevichiy (das Donzelas), onde há um cemitério em que estão personalidades ilustres da Rússia e que atualmente funciona como uma filial do Museu Histórico estatal.

O Governo indicou que manterá sob jurisdição e financiamento da Prefeitura de Moscou o funcionamento do famoso cemitério, e que neste ano estará pronto o projeto de lei que sentará as bases jurídicas para a devolução à IOR das antigas propriedades religiosas que agora estão em poder do Estado.

O titular de Cultura, Aleksandr Avdeyev, aproveitou a ocasião para acusar à imprensa de "instigar as paixões" em torno da devolução ou cessão temporária aos templos da Igreja Ortodoxa Russa de famosos ícones que estão em museus estatais. EFE se/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG