Patriarca latino de Jerusalém visita Gaza e pede fim de bloqueio israelense

Gaza, 21 dez (EFE) - O patriarca latino de Jerusalém, Fouad Twal, visitou hoje a Faixa de Gaza, onde foi recebido pela comunidade cristã que mora neste território, e fez um apelo à unidade palestina e ao fim do bloqueio israelense.

EFE |

O máximo representante da Igreja Católica na Terra Santa, nomeado em julho pelo papa Bento XVI, chegou à Faixa de Gaza no começo da manhã, após atravessar a passagem fronteiriça de Erez, controlada pelo Exército israelense.

Na parte palestina do controle, ele foi recebido por dezenas de famílias cristãs, que o acompanharam posteriormente até a igreja latina da Cidade de Gaza.

Em declarações à imprensa, Twal disse ter viajado a Gaza para "rezar pela paz e a unidade" do povo palestino, dividido política e geograficamente.

"O estado de divisão entre Gaza e Cisjordânia é impossível", afirmou o patriarca, antes de pedir que "os palestinos se unam de novo" e sem demora.

Mais tarde, visitou um colégio regido pela Igreja Católica, onde almoçou acompanhado de clérigos e famílias cristãs de Gaza.

Ali, criticou o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza e pediu ao Estado judeu para "evitar castigar civis inocentes", além de ter expressado seus melhores desejos às vésperas do Natal.

"Esperamos que o próximo ano seja um ano de paz e tranqüilidade para Israel, para os palestinos e para todo o Oriente Médio", disse.

O patriarca foi escoltado por agentes da Polícia do Hamas durante sua visita, mas não tinha previsto se reunir com nenhum dirigente do movimento islâmico, que governa a faixa desde junho de 2007. EFE sar/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG