Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa será enterrado terça-feira

Moscou, 6 dez (EFE).- O patriarca da Igreja Ortodoxa Russa (IOR), Alexei II, será enterrado terça-feira na Catedral da Epifania, em Moscou, anunciou hoje o arcebispo metropolita Kiril.

EFE |

Segundo o também chefe do Departamento Eclesiástico Exterior da IOR, Alexei II deixou escrito em seu testamento sua vontade de ser enterrado naquela igreja, onde durante anos exerceu seu trabalho episcopal e local em que descansam os restos de seu padroeiro celestial, Santo Alexis.

Em um programa de TV, Kiril lembrou que a câmara ardente para o velório será instalada hoje, na Catedral de Cristo Salvador, cujas portas "se abrirão para que o povo possa se aproximar e se despedir de seu patriarca".

Na tarde deste sábado, uma vigília, uma missa e uma leitura dos Evangelhos homenagearão o líder espiritual dos ortodoxos russos, enquanto no domingo será realizado um outro culto religioso.

Já na terça-feira, às 8h locais (3h de Brasília), haverá uma liturgia e uma missa de corpo presente, após a qual o corpo do patriarca de Moscou e de toda a Rússia será enterrado.

Ainda hoje, em caráter de urgência o Santo Sínodo da IOR se reunirá na residência patriarcal de Pededelkino, nos arredores de Moscou, para decidir a hora do enterro e nomear o braço direito do patriarcado, que dirigirá a instituição religiosa até a escolha do novo líder dos ortodoxos.

Segundo o regimento da IOR, a escolha do novo patriarca deve acontecer em seis meses, ou seja, até junho do ano que vem. EFE egw/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG