Passeatas relembram fim da ditadura na Venezuela

Opositores e apoiadores do governo de Hugo Chávez participaram das manifestações realizadas neste domingo

AFP |

Partidários e opositores do governo de Hugo Chávez lembram este domingo, com manifestações diferentes nas ruas de Caracas, a queda da ditadura do general Marcos Pérez Jiménez, que governou o país entre 1948 e 1958. Os partidários do atual governo, que organizaram várias marchas com destino ao palácio presidencial de Miraflores, lembraram "que no país não pode haver nunca mais uma ditadura" e apoiar a revolução de Chávez. Já os opositores do presidente se concentraram em uma avenida da capital, Caracas, pedindo uma "nova democracia, uma democracia sem mordaça".

AFP
Várias manifestações simultâneas tomaram as ruas de Caracas neste domingo
"Hoje se completam 53 anos desta luta de 23 de janeiro e a juventude mais uma vez assume o papel de vanguarda (...) Todos os movimentos sociais estão dando um passo à frente para apoiar a revolução de Chávez", disse a uma emissora de televisão um dos manifestantes, sem se identificar, enquanto caminhava rumo ao palácio presidencial.

Vários líderes, tanto da oposição quanto da situação, participaram de cada uma das manifestações. "Esta manifestação é um novo capítulo da história de luta democrática dos venezuelanos", disse o prefeito opositor de Caracas Antonio Ledezma, que chamou os cidadãos a se mobilizar e "se ocupar do futuro do país".

Enquanto isso, o deputado da situação Diosdado Cabello dizia marchar para "lembrar que aqui não pode haver nunca mais uma ditadura (...) porque o povo está presente nas ruas para governar ao lado do comandante Chávez".

Em 23 de janeiro de 1958, um movimento popular obrigou Pérez Jiménez a deixar o país. Chávez, cujo governo começou a comemorar este evento há três anos, considera que a data marca o início de quatro décadas de uma democracia bipartidária "corrupta", contra a qual o presidente se alçou com um golpe frustrado em 1992.

    Leia tudo sobre: Venezuelapolítica

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG