Pássaros cantores melhoram suas habilidades vocais durante o sono

(embargada até as 16h de Brasília de 14 de dezembro) Londres, 14 dez (EFE).- Os pássaros cantores experimentam uma reorganização da atividade neuronal durante as horas de sono que os ajuda a desenvolver e melhorar suas habilidades vocais, segundo revela um estudo publicado hoje na revista Nature.

EFE |

Até agora se sabia que o sono desempenha um papel importante nos processos de aprendizagem, incluindo o desenvolvimento da fala, mas o que não se tinha estabelecido eram os mecanismos neuronais que participam da consolidação noturna da aprendizagem.

Dois pesquisadores da universidade de Chicago (EUA), Sylvian Shank e Daniel Margoliash, fizeram um estudo com diamantes mandarins jovens.

Os especialistas descobriram que quando estes pássaros escutavam, e depois reproduziam, os cantos de um tutor adulto, as atividades de seus neurônios premotores (vinculados à aprendizagem associativa) se alterava durante o próximo sono.

Estas mudanças na atividade noturna se traduziam depois em melhoras no canto dos jovens no dia seguinte.

Os autores concluem que, quando se está aprendendo uma nova habilidade, as representações sensoriais de eventos que ocorrem durante o dia alteram as redes pré-motoras do cérebro durante o sono. EFE jm/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG