Partidos de centro-direita lideram eleição de Parlamento Europeu

BRUXELAS (Reuters) - Os partidos de centro-direita lideravam com entre 263 e 273 lugares do total de 736 assentos do Parlamento Europeu na eleição que terminou neste domingo, segundo projeções fornecidas pelo corpo legislativo. O grupo socialista do legislativo estava em segundo lugar, com de 155 a 165 assentos, seguido pela Aliança de Liberais e Democratas, com de 78 a 84 postos.

Reuters |

Os partidos verdes conquistaram de 52 a 56 assentos no parlamento, de acordo com os números.

A estimativa inicial do parlamento é que o comparecimento às urnas foi de 43,01 por cento, o nível mais baixo já registrado.

As pesquisas mostraram que partidos no poder na França e na Alemanha estavam à frente da oposição, mas indicaram que os conservadores da chanceler alemã Angela Merkel iriam sofrer algumas derrotas.

Pesquisas de opinião antes das eleições sugeriram que os governos na Inglaterra, Espanha e Hungria enfrentariam derrotas.

Embora não existam consequências formais ou diretas pelo fracasso na eleição do parlamento europeu de partidos que estão governando, eles poderiam enfrentar uma pressão maior por mudanças nos rumos políticos ou ainda em suas equipes.

(Reportagem de Dale Hudson)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG