Partido Republicano esclarece que Santorum venceu caucus de Iowa

Em comunicado, presidente do partido no Estado declara o senador vencedor com 34 votos a mais que Mitt Romney

iG São Paulo |

O Partido Republicano de Iowa confirmou na noite de sexta-feira que o pré-candidato Rick Santorum terminou em primeiro lugar no caucus de Iowa .

Veja especial do iG sobre eleições nos EUA

AP
Pré-candidato republicano Rick Santorum fala a partidários depois do resultado no caucus de Iowa na terça-feira dia 3 de janeiro

Em comunicado, o partido tentou "esclarecer os relatos conflitantes" depois de divulgados os resultados certificados na quinta-feira que mostravam Santorum à frente de Mitt Romney por 34 votos.

Devido à perda de 8% dos votos computados, alguns relatos na mídia sugeriram que um real vencedor poderia nunca ser conhecido. No entanto, o presidente do Partido Republicano de Iowa, Matthew Strawn, e o Comitê Central do Estado deram a vitória da eleição para Santorum, enfatizando seu anúncio no dia anterior.

"Para esclarecer registros conflitantes e para afirmar os resultados divulgados pelo Partido Republicano de Iowa, o presidente Matthew Strawn e o Comitê Central do Estado declaram o senador Rick Santorum o vencer do caucus de Iowa", diz o comunicado.

Os resultados anteriores do caucus, ocorrido em 3 de janeiro, afirmavam que Romney havia conquistado uma vitória apertada por oito votos . Os resultados finais, no entanto, não tinham sido certificados até essa semana. Segundo a CNN, Romney telefonou a Santorum para parabenizá-lo.

    Leia tudo sobre: eleição nos euacaucus iowasantorumromneyeua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG