Partido Popular é eleito na Galícia; PNV vence no País Basco

MADRI - O conservador Partido Popular (PP) conseguiu a maioria absoluta na Galícia, enquanto os nacionalistas do Partido Nacionalista Basco (PNV) venceram as eleições no País Basco, mas sem a maioria suficiente para governar, segundo dados oficiais.

EFE |

Com 81,3% dos votos apurados, o PP elegeu 39 deputados, um a mais que a maioria absoluta, o que permitirá recuperar o Governo em seu reduto tradicional.

O Partido Socialista ficou com 24 cadeiras, seguido pelo Bloco Nacionalista Galego, com 12. Estas duas legendas se uniram para governar em 2005, quando o PP ficou a uma cadeira da maioria absoluta.

No País Basco, o PNV ficou com 29 das 75 cadeiras que formam o Parlamento regional, com 80% dos votos apurados.

Já o Partido Socialista conquistou 26 cadeiras hoje, dando um salto em sua representação na Assembleia em relação aos 18 atuais, enquanto o Partido Popular ficará com 12.

Se estes resultados forem confirmados no País Basco, será possível formar diferentes Governo, incluindo um que pela primeira vez reuniria legendas não nacionalistas para arrebatar o poder do PNV, que governa esta comunidade há 29 anos.

Estas eleições foram as primeiras no País Basco sem representação da esquerda independentista próxima à organização terrorista ETA, porque sua candidatura foi vetada pela Justiça espanhola.

A ETA pediu a seus simpatizantes que votassem nulo nestas eleições. EFE mlg/mh

    Leia tudo sobre: espanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG