Partido opositor vence eleições parlamentares no norte do Chipre

Istambul, 19 abr (EFE).- O opositor Partido da União Nacional (UBP, nacionalista turco-cipriota) venceu hoje as eleições parlamentares no norte do Chipre, segundo a apuração de quase dois terços dos votos, informou a imprensa turca.

EFE |

Conforme os dados fornecidos pela Comissão Eleitoral turco-cipriota, com 65% das urnas apuradas, o UBP obteve 44,19% dos votos, contra 29,54% do socialdemocrata Partido Republicano Turco (CTP) do atual primeiro-ministro, Ferdi Sabit Soyer.

Quando a apuração ainda não tinha superado a metade dos votos, o candidato a primeiro-ministro do UBP, Dervis Eroglu, se proclamou vencedor, devido à ampla vantagem sobre o CTP, e assegurou que seu partido poderá formar um Governo sozinho.

Cerca de 161 mil turco-cipriotas estavam convocados às urnas no pleito na República Turca do Norte do Chipre (RTNC), reconhecida só por Ancara, que se rege por um sistema semipresidencialista.

A participação eleitoral se aproximou de 80%, segundo a emissora "NTV", em uma jornada tranquila.

Após uma tentativa de anexação à Grécia por parte de nacionalistas gregos e uma década de luta entre as duas comunidades do Chipre, o Governo turco decidiu, em 1974, invadir a parte norte da ilha e um contingente de 40 mil soldados turcos ainda permanece nela.

Este fato provocou uma divisão entre a RTNC e a República do Chipre (a única reconhecida internacionalmente e membro da União Europeia desde 2004), que ainda persiste. EFE amu/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG