Partido opositor tailandês anuncia candidato a primeiro-ministro

O Partido Democrata, a principal formação de oposição da Tailândia, apresentará seu líder, Abhisit Vejjajiva, como candidato ao cargo de primeiro-ministro, anunciaram dirigentes do partido.

AFP |

O Partido Democrata anunciou no sábado um acordo com deputados de outros partidos que foram aliados do ex-premier Thaksin Shinawatra e garantiu que pode formar um novo governo.

"O partido pedirá ao Parlamento que volte a se reunir em sessão extraordinária e proporá o nome de Abhisit para o cargo de primeiro-ministro", afirmou à AFP Sathit Wongnongtoey, alto dirigente democrata.

Abhisit Vejjajiva, 44 anos, político de Bangcoc que estudou em Oxford, é o principal líder opositor na Tailândia.

O Partido Democrata é a formação política mais antiga da Tailândia (62 anos de existência) e sempre teve vínculos estreitos com as elites tradicionais de Bangcoc, tanto no Exército como na administração ou no palácio real.

Os aliados de Shinawatra, derrubado em 2006 pelos militares e que vive no exílio, chamaram de "golpe de Estado dissimulado" a ordem de dissolução do Partido do Poder do Povo (PPP) da semana passada, que derrubou o governo comandado pelo partido.

tp/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG