Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Partido nacionalista vence eleições regionais na Caxemira indiana

Nova Délhi, 28 dez (EFE).- A Conferência Nacional, uma legenda nacionalista, foi o partido mais votado nas eleições regionais da Caxemira indiana, segundo os dados da apuração, mas precisará do apoio de outras forças para governar.

EFE |

A formação obteve 28 cadeiras das 87 que compõem a Assembléia, seguida pelo nacionalista Partido Democrático Popular, com 21, do Partido do Congresso, com 17, e do radical hindu Partido Bharatiya Janata (BJP), com 11, que registrou um forte avanço.

A ascensão dos radicais hindus se produz após os distúrbios religiosos do meio do ano, que tiveram início pela decisão do Governo de transferir alguns terrenos à organização que promove as peregrinações ao templo hindu de Amarnath.

Essa decisão - e sua posterior revogação - causou uma onda de violência que deixou 40 mortos na região e marcou uma linha de separação entre a área de Jammu, de maioria hindu, e o vale da Caxemira, majoritariamente muçulmano.

As eleições, divididas em sete fases, começaram em 17 de novembro e terminaram em 24 de dezembro, e foram boicotadas pela organização separatista Conferência Hurriyat, mas a taxa de participação foi de 61,5%, quase 20 pontos percentuais a mais que em 2002.

Segundo o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, as eleições representaram uma vitória da democracia sobre o terrorismo.

A Caxemira é uma área disputada entre Índia e Paquistão desde a independência e partilha do território, em 1947. EFE daa/ab/db

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG