Partido Libertário dos EUA elege Bob Barr como candidato à presidência

O ex-parlamentar republicano Bob Barr, de 59 anos, foi eleito neste domingo candidato às eleições presidenciais dos Estados Unidos pelo Partido Libertário.

AFP |

Para muitos especialistas, a candidatura de Barr teria pouco impacto político mas, acreditam, poderia afetar o republicano McCain.

Barr, representante (deputado) eleito pela Geórgia entre 1995 e 2003, ficou conhecido pela participação no processo de impeachment do ex-presidente Bill Clinton. Foi ele quem preencheu a resolução da Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados) no final de 1997 pedindo o impeachment, após o escândalo do envolvimento do presidente com uma estagiária da Casa Branca.

"Este candidato não vai decepcioná-los. Esta será uma campanha histórica e positiva, exitosa", disse Barr a seus partidários na convenção do partido em Denver, Colorado.

Barr também afirmou: "Temos apenas 163 dias para ganhar esta eleição. Não percam um só dia".

Ele deixou o Partido Republicano há dois anos e, recentemente, numa coletiva à imprensa convocada para anunciar sua candidatura, Barr disse que nenhum outro candidato está abordando temas importantes como "preservação fiscal" e o desejo de "reformular o país segundo à imagem de nossos pais fundadores".

Segundo Barr, os partidos democrata e republicano estão semeando o medo e ignorando "grandes princípios constitucionais" como separação das esferas do poder e "as regras da justiça em vez das regras dos homens".

O Partido Libertário foi criado em 1971 como um reduto de republicanos e democratas desiludidos com os seus partidos. Para seus filiados, a resposta para os problemas políticos dos EUA é "o compromisso com a liberdade que rendeu à América sua grandiosidade".

Têm como plataforma política a economia de livre mercado, a dedicação às liberdades civis e à liberdade individual e uma política internacional de não-intervenção e livre-comércio.

bur-ar/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG