Partido israelense Meretz realiza eleições primárias

Jerusalém, 14 dez (EFE).- O partido israelense de esquerda pacifista Meretz escolhe hoje em eleições primárias seus 22 candidatos a deputado no pleito legislativo que acontecerá em 10 de fevereiro.

EFE |

Os mil integrantes do Conselho da legenda poderão exercer o direito ao voto entre as 14h e 21h local em Tel Aviv.

Conhecidos dirigentes como Zahava Gal-On e Avshalom Vilan disputarão as vagas com novos candidatos, como o líder da juventude do partido, Uri Zaki, e a advogada de origem mexicana Gaby Lasky, após o afastamento no ano passado do líder histórico do Meretz, Yossi Beilin.

Apenas os que obtiverem mais votos poderão chegar ao Parlamento, pois o Meretz conta hoje com apenas cinco deputados e, além disso, se fundirá em breve com um novo movimento de esquerda, criado no mês passado com o apoio do escritor Amos Oz.

Representantes das duas legendas se reunirão na próxima semana para elaborar a lista conjunta, que será apresentada no domingo e com a qual poderia aumentar em várias cadeiras a presença parlamentar da esquerda pacifista.

Ontem, elegeu seus aspirantes a deputado o Movimento Verde, que, dos três partidos ecológicos israelenses, é o que conta com mais possibilidades de chegar ao Parlamento após as eleições de fevereiro, apesar de ter sido criado há apenas um mês.

Na próxima quarta-feira, acontecerão as primárias do Kadima, partido criado por Ariel Sharon em 2005 e que atualmente é liderado por Tzipi Livni. EFE ap/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG