Partido governista vence com folgas eleições na Geórgia

Tbilisi, 23 mai (EFE).- O Movimento Nacional Unido, do presidente Mikhail Saakashvili, venceu com folgas as eleições da quarta-feira e terá maioria constitucional no novo Parlamento da Geórgia, informou hoje a Comissão Eleitoral Central (CEC).

EFE |

Com 100% das urnas apuradas, o Movimento Nacional Unido obteve 59,48% dos votos, seguido da coalizão Oposição Unificada, com 17,69%, e dos também opositores Movimento Democrata Cristão, com 8,26%, e o Partido Trabalhista, com 7,56%.

Somente a metade dos 150 deputados do Parlamento unicameral da Geórgia é escolhida por listas de partidos, enquanto a outra metade é escolhida em circunscrições majoritárias.

O presidente da CEC, Zurab Kachkachishvili, informou que o Movimento Nacional Unido venceu ainda circunscrições majoritárias, com 71 das 75 cadeiras, enquanto outras duas foram para a Oposição Unificada e as duas restantes para o também opositor Partido Republicano.

O funcionário indicou que o movimento governista, desta forma, "obtém maioria constitucional, de até 120 das 150 cadeiras do futuro Legislativo".

Os demais partidos que participaram do pleito, todos da oposição, não conseguiram ultrapassar a barreira dos 5% dos votos para chegar ao Legislativo. EFE mv/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG