Partido governista lidera legislativas em Ruanda

Kigali, 16 set (EFE).- A coalizão liderada pela governamental Frente Patriótica Ruandesa (FPR) do presidente Paul Kagame obteve 78,76% dos votos nas eleições legislativas realizadas ontem em Ruanda, informou hoje a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) do país.

EFE |

"O FPR obteve 3.655.956 votos, o que supõe 78,76% e se traduz em 42 deputados", disse em coletiva de imprensa em Kigali o presidente da CNE, Karangwa Chrysologue.

O Partido Social-Democrático (PSD) conseguiu 609.327 (13,12%), que lhe dá sete deputados, e o Partido Liberal (PL) 348.186 (7,5%), que lhe assegura quatro legisladores, acrescentou Chrysologue.

Segundo ele, os resultados parciais anunciados correspondem a 98% dos votos apurados.

A participação eleitoral, segundo os dados da CNE, foi de 4.697.689 eleitores dos 4.769.228 registrados.

O número, embora muito elevado, "é possível, já que houve uma incisiva campanha de educação eleitoral prévia que conscientizou muito os cidadãos", disse à Agência Efe um representante da missão de observação da União Européia que não quis se identificar.

Os resultados provisórios não apontam surpresa, já que tudo indicava que o FPR sairia vencedor. O resultado final do pleito será divulgado pela CNE em 25 de setembro. EFE pa/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG