Partido europeu diz que oposição a Chávez cresceu em pleito venezuelano

Bruxelas, 25 nov (EFE).- O Partido Popular Europeu (PPE), grupo que reúne forças políticas de centro-direita na União Européia (UE), garantiu hoje que as eleições municipais e legislativas realizadas na Venezuela no último fim de semana demonstraram um crescente apoio popular à oposição ao presidente Hugo Chávez.

EFE |

O grupo conservador do Parlamento Europeu enviou à Venezuela uma delegação de deputados para observar o desenvolvimento do processo eleitoral, do qual o partido de Chávez saiu vencedor, mas a oposição obteve vitórias importantes em alguns estados.

Os eurodeputados - os espanhóis Fernando Fernández Martín, Luis Herrero, Carlos Iturgaiz e o português Sergio Marques - destacaram hoje em comunicado os altos índices de participação, "ainda mais significativos em virtude das dificuldades derivadas do complexo sistema de votação, reconhecidas pelo próprio presidente Chávez".

Em sua opinião, "a alta mobilização mostra que estas eleições se transformaram em um plebiscito para o presidente Chávez, e que o resultado foi, inegavelmente, uma Venezuela pluralista, já que representaram um claro avanço para a oposição".

Os parlamentares populares acreditam que os resultados mostram "a existência de uma oposição relevante diante de um presidente Chávez, com um grande apoio popular, mas experimentando uma redução nítida em seu número de votos em relação a pleitos anteriores".

No entanto, a delegação do PPE destacou sua preocupação "com a falta de respeito às garantias jurídicas representada pelas inabilitações políticas nestas eleições, e que sem dúvida repercutiram nos resultados".

Os eurodeputados advertiram ainda sobre "o enorme perigo que ameaça a democracia" caso estas inabilitações "possam ser usadas no futuro como arma eleitoral" e sobre "a enorme disparidade no uso dos recursos públicos na campanha eleitoral em favor da opção do Governo". EFE mvs/ev/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG