Partido do presidente vence eleições na Indonésia, segundo pesquisas

Jacarta, 9 abr (EFE).- O partido do presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, está na frente das outras legendas em número de votos emitidos nas eleições parlamentares realizadas hoje, segundo as pesquisas, e isso será - se confirmar a liderança - um sólido apoio para a disputa à reeleição no pleito de 8 de julho.

EFE |

Segundo várias pesquisas, o Partido Democrata, de caráter laico e centrista e que promete lutar contra a corrupção e o terrorismo islamita, aparece como a principal força, com mais de 20% dos votos.

O Instituto de Estatísticas da Indonésia concede 20,4% o partido, enquanto o Círculo de Pesquisas da Indonésia dá 20,3% e a Cirus, 21% O diretor-executivo do Instituto de Estatísticas da Indonésia, Saiful Mujani, disse que parece claro que o grupo ganhará, mas as coisas estão mais apertadas no segundo e terceiro lugares, disputados pelo Golkar, antiga plataforma de Suharto, e o Partido Democrático da Indonésia para a Luta, da ex-presidente Megawati Sukarnoputri.

Estas previsões estão na linha das pesquisas de intenções de voto realizadas durante a campanha e que previram a consolidação de um panorama político dominado por três legendas, que precisarão se aliar com algum dos grupos menores para garantir a governabilidade.

Os partidos islâmicos, em geral, obtiveram resultados mais modestos que há cinco anos, já que a crise arrastou o eleitorado rumo ao pragmatismo, segundo os analistas.

A apuração definitiva das cédulas começará amanhã, em um hotel de Jacarta, aonde serão enviadas as urnas e os votos dos 610 mil centros eleitorais instalados em todo o país, e os resultados oficiais serão anunciados em maio.

Estas eleições são uma primeira disputa entre forças políticas diante do pleito de 8 de julho, que decidirá o presidente e o vice-presidente do país.

Embora ainda não haja dados oficiais a respeito, a imprensa e especialistas indonésios estimam que uma grande porcentagem do eleitorado se absteve. EFE jpm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG