Partido do premier lidera pesquisas perto de eleições canadenses

Toronto (Canadá), 12 out (EFE).- O Partido Conservador do Canadá (CPC), do primeiro-ministro Stephen Harper tem grandes chances de ganhar as eleições gerais de terça-feira, segundo as pesquisas divulgadas nas últimas horas.

EFE |

A edição de hoje do jornal "Toronto Star" publicou uma enquete que coloca os conservadores com 35% de intenções de voto, dez pontos acima do Partido Liberal do Canadá (LPC).

Em terceiro lugar se encontra o social-democrata Partido da Nova Democracia (NDP), com 18% das intenções de voto, e na última posição o Partido Verde, com 11%.

Caso os números se confirmem nas eleições de terça-feira, o Canadá terá novamente um Governo minoritário.

Nas últimas eleições, realizadas em janeiro de 2006, os conservadores conquistaram 124 cadeiras das 308 do Parlamento e governaram em minoria até que em setembro Harper decidiu convocar eleições antecipadas.

Harper, que iniciou a campanha solicitando ao eleitorado uma sólida maioria no Parlamento, reconheceu hoje que tudo indica que não conseguirá seu objetivo e que a próxima legislatura não durará quatro anos.

Durante um comício no Québec, Harper disse hoje que "o próximo Governo será provavelmente de minoria, liberal ou conservadora".

Harper também disse hoje na rede de televisão "CTV" que acredita que este Parlamento "não vai durar" os quatro anos.

Tanto Harper quanto o líder do LPC, Stéphane Dion, decidiram concentrar suas últimas horas de campanha nas duas províncias que possuem maior representatividade no Parlamento, Ontário e Québec.

No Québec, onde 75 cadeiras estão em jogo, Harper tentará remediar parte do dano que causou a seu partido com uma série de declarações desastrosas na província francófona.

Os conservadores, que iniciaram a campanha no Québec em primeiro lugar à frente do defensor da soberania Bloco Quebequense (BQ), caíram nas pesquisas depois que Harper lançou ataques contra o mundo da cultura e contra as dificuldades de Dion, que é dessa região, para entender uma pergunta em inglês.

Para evitar novas surpresas, nas últimas horas a campanha conservadora decidiu que Harper não participará mais de coletivas de imprensa nem responderá às perguntas dos jornalistas que o acompanham.

As últimas enquetes no Québec põem o BQ em primeiro lugar, com grande vantagem em relação ao LPC e ao CPC, agora em terceiro nas pesquisas de opinião.

Em Ontário, que contribui com 106 cadeiras ao Parlamento, o apoio aos conservadores se estagnou em torno de 31% das intenções de voto (contra 43% no início da campanha), enquanto os liberais teriam 30%, sete pontos a mais que há cinco semanas.

No Canadá, onde o sistema eleitoral não é proporcional, mas baseado em circunscrições, se considera que um partido obterá a maioria absoluta de cadeiras se conseguir 40% dos votos. EFE jcr/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG