Partido do Governo confirma vitória em eleições no Iraque

Bagdá, 19 fev (EFE).- A Comissão Eleitoral iraquiana confirmou hoje a vitória da coalizão do primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki, nas eleições provinciais, realizadas em 31 de janeiro, segundo os resultados definitivos.

EFE |

A comissão anunciou em entrevista coletiva que a Coalizão do Estado de Direito, de Al-Maliki venceu em seis províncias das 14 onde houve eleições, enquanto em três ficou empatada com seu principal rival Shahid al Mihrab, dependente da Aliança Suprema Islâmica do Iraque, do clérigo Abdel Aziz al-Hakim.

Apesar de Al-Hakim e al-Maliki -ambos xiitas- fazerem parte da atual aliança governista, eles disputaram as eleições separadamente.

Na província de Bagdá, a coalizão de Al-Maliki obteve o maior número de votos, conseguindo 28 cadeiras das 55 em disputa, contra três da aliança de Al-Hakim.

Desta forma, confirmaram-se os resultados preliminares publicados em 5 de fevereiro que, com 90% dos votos apurados, davam a vitória ao partido do primeiro-ministro.

Diversos observadores iraquianos avaliaram que os resultados das eleições mostram a queda do apoio popular à aliança de Al-Hakim, que contava antes com o respaldo da maioria nas províncias do sul do país.

Além disso, os analistas assinalam que este pleito redesenha o mapa político do Iraque, após a dissolução da maioria dos partidos de bases religiosas.

As eleições foram as segundas realizadas após a deposição de Saddam Hussein, em abril de 2003 e as primeiras após sua execução, em dezembro de 2006. EFE am/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG