Partido de Saakashvili ganha eleições legislativas na Geórgia

O partido do presidente georgiano Mikhail Saakashvili ganhou as eleições legislativas de quarta-feira com 63% dos votos, segundo resultados parciais divulgados nesta quinta-feira pela Comissão Eleitoral Central.

AFP |

Depois da apuração em 34% dos centros de votação, o Movimento Nacional Unido de Saakashvili conquistou 63,31% dos votos, enquanto que o Conselho da Oposição Unida, uma coalizão de nove partidos, reuniu apenas 13,27% dos votos.

Dois outros partidos, Os Democrata-cristãos (8,31%) e o Partido Trabalhista (6,22%) superaram a marca de 5% exigida para entrar no Parlamento, onde 150 cadeiras estavam na disputa.

O presidente Saakashvili proclamou a vitória na noite de quarta-feira, antes mesmo da publicação dos resultados oficiais, baseando-se numa pesquisa de boca-de-urna segundo a qual sua formação conquistou mais de 63% dos votos.

A pesquisa foi imediatamente contestada pela oposição, que denunciou uma manipulação dos resultados e reuniu cerca de mil manifestantes nas ruas de Tbilisi na madrugada desta quinta-feira.

A taxa de participação foi de 55%, segundo um número definitivo da Comissão Eleitoral.

uh/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG