Partido de atual premiê vence eleição no Kosovo, diz pesquisa

Boca de urna indica que PDK é o ganhador das primeiras eleições legislativas desde a independência

AFP |

Pesquisa de boca de urna indicou a vitória do Partido Democrático de Kosovo (PDK), do primeiro-ministro Hashim Thaci, nas eleições legislativas deste domingo no Kosovo. Segundo a pesquisa, realizada pela ONG independente Gani Bobi, o PDK obteve 31% dos votos.

AP
Local de votação no Kosovo, que passa por primeiras eleições legislativas desde a declaração de independência

A Liga Democrática de Kosovo (LDK), liderada pelo prefeito de Pristina, Isa Mustafa, ficou na segunda posição, com 25% dos votos, seguida pelo Movimento Nacional pela Autodeterminação, com 16%.

As eleições parlamentares deste domingo são as primeiras desde que Kosovo declarou unilateralmente independência da Sérvia, há três anos.

As comunidades da maioria albanesa e da minoria sérvia continuam mantendo um relacionamento tenso, mais de uma década após o conflito que culminou com o desligamento da então província sérvia do controle de Belgrado. A Sérvia não reconhece a independência do Kosovo e acredita-se que maioria dos sérvios que vivem no território vão boicotar as eleições.

O maior partido da oposição, a Liga Democrática do Kosovo (LDK), desligou-se da coalizão governista em outubro. O desligamento obrigou o governo a convocar eleições. Os eleitores citam a corrupção e o as dificuldades econômicas do Kosovo como suas maiores preocupações. A taxa de desemprego é de 45% na região e, entre os jovens, o índice é ainda maior.

A população sérvia estimada de 120 mil, vive em enclaves protegidos por tropas da Otan. A maioria deles vive no norte do território, entre a dividida cidade de Mitrovica e a fronteira sérvia.

Com AFP e BBC

    Leia tudo sobre: Kosovoeleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG