Partido da oposição ganha eleições na Tailândia

Irmã de líder deposto, Yingluck Shinawatra será a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê no país

iG São Paulo |

AP
Em Bangcoc, Yingluck Shinawatra celebra vitória do Puea Thai nas eleições gerais da Tailândia
O partido opositor Puea Thai, ligado ao líder deposto Thaksin Shinawatra, foi o vencedor das eleições gerais da Tailândia, de acordo com resultados parciais divulgados neste domingo. O atual primeiro-ministro, Abhisit Vejjajiva, concedeu a vitória à rival Yingluck Shinawatra, irmã de Thaksin.

"Está claro que o Puea Thai venceu a eleição, e o Partido Democrata assume a derrota", afirmou Abhisit em pronunciamento na televisão estatal. "Quero ver unidade e reconciliação. O Partido Democrata está pronto para estar na oposição".

Com a vitória do Puea Thai, Yingluck torna-se a primeira mulher a ocupar o cargo de premiê da Tailândia. Com 92% dos votos apurados, o partido conquistou 260 das 500 cadeiras do Parlamento e o direito de formar governo.

Yingluck foi cuidadosa em seu pronunciamento e disse que vai esperar o resultado final, que deve ser divulgado ainda neste domingo. "Não vou dizer que ganhamos, mas que as pessoas nos deram uma chance e que há muito trabalho pela frente", afirmou.

O ex-líder Thaksin Shinawatra, que vive em autoexílio em Dubai, afirmou que o povo tailandês votou por mudança. "Eles querem ver reconciliação", disse. "Todos os partidos devem respeitar as decisões dos eleitores."

Thaksin foi deposto por um golpe militar em 2006. Questionado se voltaria para a Tailândia agora que sua irmã assumirá o cargo de premiê, ele disse não ter pressa. "Quero que a reconciliação realmente aconteça", afirmou. "Quero ser parte da solução, não do problema."

Os últimos anos têm sido de tensão entre os dois grupos políticos. No ano passado, manifestantes fecharam partes de Bangcoc por dois meses na tentativa de forçar o governo a renunciar. O Exército foi às ruas e confrontos deixaram 91 mortos.

Com BBC

    Leia tudo sobre: tailândiaeleiçõesYingluck Shinawatra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG