Partidários de Zelaya formam frente para eleições de 2013 em Honduras

Caso Zelaya seja impedido de se candidatar por Constituição proibir repetição de mandato, esposa de ex-presidente será candidata

iG São Paulo |

O ex-presidente de Honduras, Manuel Zelaya, e mais de 1,5 mil partidários de 18 Departamentos do país criaram neste domingo, em um plenário aberto, a esquerdista Frente Ampla de Resistência Popular (FARP) para participar das eleições de 2013. 

"Foi aprovada por unanimidade a Frente Ampla de Resistência Popular", disse o ex-presidente na cerimônia realizada pela Frente Nacional de Resistência Popular (FNRP), criada em 28 de junho de 2009 após a queda de Zelaya por um golpe de estado.

AFP
Assembleia foi realizada em Tegucigalpa, Honduras
A instalação do plenário estava enfeitada com cartazes com imagens de líderes da América Latina, como os cubanos Raúl e Fidel Castro, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e de sua sucessora, Dilma Rousseff, assim como o presidente da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Hugo Chávez.

Segundo Zelaya, a Frente Ampla será uma instância de luta popular e não fará desaparecer a FNRP, que surgiu para lutar pelo regresso ao governo de Zelaya, que chegou a ficar exilado na Costa Rica após sofrer um golpe de Estado, em 2009.

Zelaya retornou a Honduras no dia 28 de maio, após um acordo firmado com o presidente Porfirio Lobo, que assumiu no dia 27 de janeiro de 2010, depois de ganhar as eleições de novembro de 2009.

O acordo, sob mediação da Colômbia e Venezuela, permitiu o reingresso de Honduras à Organização de Estados Americanos (OEA), da qual o país havia sido suspenso em represália pelo golpe. O acordo, subscrito em Cartagena de Indias, Colômbia, em 22 de maio, compromete o governo de Lobo a facilitar a inscrição eleitoral da Frente.

Caso Zelaya não possa ser candidato em 2013, porque a Constituição de Honduras proíbe a repetição de mandato, a candidata da FARP será sua esposa, Xiomara Castro.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: hondurasmanuel zelayaeleições 2013

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG