Partidários de Ortega atacam Parlamento enquanto deputados retomam sessão

Manágua, 22 abr (EFE).- Partidários do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, quebraram vidraças da sede do Parlamento hoje, enquanto, em seu interior, os trabalhos legislativos eram retomados após dois dias consecutivos de distúrbios em Manágua.

EFE |

Segundo a imprensa local, partidários de Ortega atacaram a sede do Parlamento com pedras e disparos de fabricação caseira, no momento em que os deputados debatiam acordos de ratificação de empréstimos para financiar diversas obras.

As tarefas legislativas foram retomadas depois que o presidente do Congresso convocou hoje diretores e deputados do Parlamento a retomarem seus trabalhos, com proteção policial, depois de dois dias de violentos distúrbios em Manágua.

Os manifestantes encapuzados destruíram as vidraças da ala norte do edifício e o trânsito nos arredores do Parlamento foi interrompido, segundo a Agência Efe.

O titular do Legislativo René Núñez disse hoje que conversou com a direção da Polícia Nacional para que, sem menosprezar o direito das pessoas de se manifestar, seja garantido o livre acesso de deputados e jornalistas à sede da Assembleia, que nos últimos dois dias esteve bloqueada por seguidores de Ortega.

A Nicarágua está imersa em uma crise institucional devido ao conflito entre o Governo e a oposição desde janeiro, quando Ortega aprovou um polêmico decreto para prorrogar o mandato de funcionários de vários poderes do Estado, apesar de ser competência do Legislativo. EFE fm-lfp/pd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG