Partidários de Mugabe invadem fazenda de brancos no Zimbábue

Vários partidários do presidente Robert Mugabe invadiram neste sábado uma das poucas fazendas do país ainda pertencentes a brancos, anunciou a televisão estatal, num momento em que as autoridades temem uma nova explosão de distúrbios depois da derrota eleitoral do partido no poder.

AFP |

"Em reação a informações segundo as quais ex-fazendeiros brancos estão voltando para se reapropriar das terras, vários veteranos de guerra e membros da Liga dos Jovens do Zanu-PF (partido no poder) invadiram uma fazenda ocupada por um branco em Masvingo (sul) e lhe deram quatro hora para ir embora do lugar", afirmou.

Na véspera, um grupo de ex-combatentes da guerra da independência, leais ao presidente Mugabe, advertiram que defenderiam a soberania do Zimbábue.

O chefe da oposição, Morgan Tsvangirai, se declarou neste sábado vencedor das eleições presidenciais de 29 de março, cujos resultados anda não foram divulgados, e acusou o Zanu-PF de fomentar "uma guerra contra o povo zimbabuense como em 2000".

"O resultado é conhecido, o MCD venceu as eleições presidencial e legislativas. O presidente Mugabe e o ZANU-PF devem aceitar os resultados", disse Tsvangirai à imprensa.

"O MCD venceu as eleições e não aceitará que a vontade do povo seja suprimida", acrescentou.

"O ZANU-PF está preparando uma guerra contra o povo zimbabuano, como a que vimos em 2000", disse Tsvangirai, em referência à onda de violência desencadeada quando uma proposta de reforma constitucional apoiada por Mugabe foi derrotada em um referendo.

Tsvangirai prometeu que caso Mugabe, no poder há 28 anos, aceite sua derrota, terá sua segurança garantida.

As eleições gerais foram realizadas em 29 de março, mas até agora a Comissão Eleitoral não revelou dado algum sobre as eleições presidenciais. Em troca, apresentou os resultados das legislativas, nas quais o partido de Mugabe perdeu pela primeira vez a maioria na Câmara dos Deputados para o MCD.

sn-fpp/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG