Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Partidários de Morales protestam contra autonomia de Santa Cruz

Partidários do presidente boliviano, Evo Morales, ocuparam nesta sexta-feira as ruas de Santa Cruz para protestar contra o referendo sobre a autonomia regional, que ocorrerá no próximo domingo.

AFP |

Pelo menos 5 mil manifestantes, alguns armados com paus, desfilaram pelas ruas da capital Santa Cruz pregando o não ao "voto separatista".

"Não queremos a divisão da Bolívia. Não permitiremos isto, mesmo que seja preciso chegar às últimas consequências", disse à AFP Benito Romero, um militante de 45 anos, da vizinha cidade de Montero.

Os manifestantes, convocados por organizações sociais, agitaram bandeiras com as cores da Bolívia e soltaram bombas durante a passeata.

A região de Santa Cruz, que concentra 30% do PIB boliviano, votará no domingo sobre seu estatuto de governo autônomo, uma espécie de constituição regional, contra a decisão de Evo Morales, que considera a consulta ilegal e separatista.

Apesar da votação também ser considerada ilegal pela Corte Nacional Eleitoral boliviana, é esperada a participação de mais de 900.000 eleitores.

A região de Santa Cruz, de 370.000 km2 e 2,5 milhões de habitantes, quer obter com a eleição um maior controle político e, principalmente, econômico.

pz/LR

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG