Cairo, 2 dez (EFE).- Os participantes da Conferência Internacional para Financiamento do Desenvolvimento, realizada em Doha, estão finalizando o documento final, à espera de que seja aprovado na tarde de hoje, informaram hoje fontes da delegação espanhola.

O diretor-geral de Planejamento e Avaliação de Políticas para o Desenvolvimento do Ministério de Assuntos Exteriores espanhol, Juan López Dóriga, disse por telefone à Agência Efe que as negociações "estão quase concluídas".

"É possível dizer que já há um texto em Doha", afirmou Dóriga, que destacou que o acordo final se moldou em reuniões informais e que foram realizadas "gestões até o último minuto".

O representante espanhol explicou que agora só falta os participantes darem sinal verde no plenário que começará dentro de algumas horas ao documento final.

Dóriga afirmou que a formulação do compromisso sobre a ajuda ao desenvolvimento foi um dos principais pontos de discussão, ao qual se somaram temas comerciais - entre eles o relançamento da Rodada de Doha -, a mudança climática, como reagir à atual crise financeira e o mecanismo de acompanhamento do acordo. EFE ju/an

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.