Participação nas eleições municipais no Marrocos sobe para 30%

Rabat, 12 jun (EFE).- O índice de participação nas eleições municipais que acontecem hoje no Marrocos subiu para 30% ao meio-dia (de Brasília), faltando três horas para o fechamento dos colégios eleitorais, informou o Ministério do Interior marroquino.

EFE |

Esse número significa cinco pontos percentuais a mais em relação às últimas eleições realizadas em nível nacional, as legislativas de setembro de 2007.

A abstenção é a grande ameaça deste pleito, após a participação de 37% das últimas eleições legislativas.

Os colégios eleitorais, mais de 38 mil em todo o país, mostravam hoje pouco fluxo de eleitores no começo do dia, mas, com o passar das horas, a participação parece ter aumentado.

Mais de 13 milhões de marroquinos foram convocados para escolher 27.795 autoridades locais dentre mais de 130 mil candidatos nos 1.503 municípios ou "comunas" do Marrocos, que reservaram, pela primeira vez, uma cota de 12% de cargos municipais para mulheres.

Os primeiros resultados provisórios devem ser divulgados no começo da manhã de sábado, mas apenas às 18h (14 de Brasília) os dados oficiais serão anunciados. EFE mgr/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG