Participação já supera 50% nas eleições em Belarus

Moscou, 28 set (EFE).- A participação eleitoral superou os 50% necessários para validar as eleições legislativas que acontecem hoje em Belarus, anunciou a Comissão Eleitoral Central (CEC).

EFE |

Às 14h (8h, de Brasília) 50,03% do eleitorado já havia votado, segundo as autoridades.

Horas antes, a CEC havia comunicado que na votação antecipada, denunciada pela oposição como principal fonte de falsificações e que aconteceu há alguns dias, votaram 26% do eleitorado.

No pleito, os bielo-russos elegem os integrantes da Câmara de Representantes (câmara baixa), integrada por 110 deputados.

Disputam as cadeiras mais de 260 candidatos, dos quais 60 pertencem às Forças Democráticas Unificadas (FDU), que agrupa os partidos de oposição.

"O papel da oposição nestas eleições consiste em recolher as provas da falsificação do pleito, pois o fato de serem ilegítimas e antidemocráticas já é evidente", declarou o líder das FDU, Aleksandr Lebedko.

Na busca pela normalização das relações com o Ocidente, o presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, anunciou uma "transparência sem precedentes" e a participação de "todos os observadores que quiserem" neste pleito. EFE mb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG