Participação em eleições nos EUA foi alta, dizem autoridades

Nesta terça-feira, presidente americano, Barack Obama, fez último apelo aos eleitores pelo Twitter

iG São Paulo |

As autoridades eleitorais informaram que foi alta a participação dos eleitores nas legislativas americanas realizadas nesta terça-feira.

Com a disposição dos eleitores republicanos em emitir seu voto contra o presidente Barack Obama, os democratas se empenharam em azeitar sua máquina de votação para tentar limitar perdas que se anunciam humilhantes no Congresso.

Nos EUA, a participação do eleitor é tipicamente baixa em eleições não-presidenciais e foi de apenas 47,8% em 2006, o melhor resultado registrado desde 1994, quando 48,3% dos eleitores foram às urnas.

Nas presidenciais de 2008, 63,6% dos eleitores inscritos emitiram seu voto, segundo o Birô de Recesseamento.

Último esforço

Nesta terça-feira, Obama resolveu se jogar de cabeça na internet em um último esforço em prol do voto democrata, pedindo aos jovens eleitores e grupos de minoria que apoiem seu partido nas eleições.

"Você poderia passar 15 minutos entrando em contato com os eleitores para dizer a eles como é importante que eles votem hoje?", afirma Obama em sua conta no Twitter. Em outra mensagem, também pede: "Depois de votar, fale para seus amigos no Facebook: 'Eu votei'".

Obama, que visitou nos últimos dias pelo menos cinco Estados-chave, também recorreu a uma série de entrevistas de rádio para pedir ajuda aos jovens eleitores. Um dos programas de que participou foi o do apresentador Ryan Seacrest, do popular reality show American Idol.

Apesar de não ter atividades públicas oficiais marcadas em sua agenda, Obama participou em show matinais na Califórnia, Flórida, Illinois, Nevada e Pensilvânia, todos Estados em que democratas e republicanos travam uma batalha acirrada.

*Com AFP

    Leia tudo sobre: obamaeuaeleições legislativascampanhaeleitorado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG