Liubliana, 21 set (EFE) - A participação nas eleições parlamentares eslovenas até as 16h (11h em Brasília), ou seja, três horas antes do fechamento das urnas, era de 46%, um pouco maior que a de quatro anos atrás, quando chegou a 45,51% no mesmo horário, totalizando em 60%. Até as 16h (hora local), do total de 1.695.

720 eleitores eslovenos, 779.999 votaram, ou 46%", declarou hoje no centro de imprensa eleitoral o presidente adjunto da Comissão Eleitoral Estadual, Janez Srebot.

Ele confirmou que a votação transcorreu até agora em calma e sem problemas.

Os eslovenos elegem hoje em no pleito legislativo os 90 deputados do Parlamento, 88 nas oito circunscrições eleitorais que se dividem cada uma em 11 unidades, e 2 deputados eleitos pelas minorias nacionais italiana e húngara.

Concorrem às vagas mil candidatos de 19 partidos, e os principais rivais são o conservador Partido Democrata Esloveno (SDS) do primeiro-ministro, Janez Jansa, e os Social-Democratas (SD) de Borut Pahor, deputado no Parlamento Europeu.

Nenhum dos dois partidos poderá conquistar uma maioria absoluta, mas, segundo as pesquisas, no máximo alcançarão 30%, de modo que será preciso pactuar um Governo de coalizão.

Os colégios fecharão às 17h (14h em Brasília), para quando se esperam as primeiras projeções baseadas em pesquisas de boca-de-urna. EFE vb/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.