Participação continua baixa em eleições na Sérvia

Belgrado, 11 mai (EFE).- A participação nas eleições legislativas realizadas hoje na Sérvia continua baixa, e às 17h (12h de Brasília), três horas antes do fechamento das urnas, chegou a 42,7% do censo eleitoral, segundo dados do Centro para as Eleições Livres e a Democracia (Cesid).

EFE |

Embora as pesquisas previssem uma alta participação, que tinha se confirmado nas primeiras horas de votação, com um recorde na história recente, depois foi registrada uma grande queda, de 8 pontos a respeito das eleições presidenciais de fevereiro e de 4 pontos em relação às parlamentares de 2007.

Os favoritos para as eleições são o pró-europeu Partido Democrático (DS), do presidente Boris Tadic, e o ultranacionalista Partido Radical Sérvio (SRS), que no passado foi aliado do líder autoritário Slobodan Milosevic, expulso do poder em 2000.

Segundo as pesquisas, nenhuma das formações conseguirá maioria absoluta para formar Governo sozinho, mas os analistas consideram que a baixa participação favorece os nacionalistas do SRS, contrários a uma aproximação a Bruxelas.

O SRS já foi a formação mais votada no pleito de 2003 e de 2007, mas, nas duas ocasiões, os acordos de partidos mais europeístas impediram os nacionalistas de entrar no Governo.

Cerca de 6,7 milhões de cidadãos com direito a voto elegem os 250 deputados do Parlamento entre candidatos de 22 partidos e coalizões, quase a metade deles das minorias.

Os 8.682 colégios eleitorais, abertos às 7h (2h de Brasília), fecharão suas portas às 20h (15h de Brasília), e os primeiros resultados devem sair poucas horas depois.

Hoje acontecem na Sérvia também as eleições locais e as parlamentares da província de Voivodina.

Também votam hoje os sérvios do Kosovo, tanto nas eleições parlamentares quanto nas locais dos municípios onde são maioria, no norte e em vários enclaves isolados do interior kosovar. EFE Sn/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG