Parlamento tailandês elege novo premier

Somchai Wongsawat, cunhado do ex-premier Thaksin Shinawatra, foi eleito nesta quarta-feira por cômoda maioria novo primeiro-ministro da Tailândia, apesar das ameaças dos manifestantes que prometeram oposição a qualquer dirigente saído do partido governista.

AFP |

Somchai, candidato do Partido do Poder do Povo (PPP), recebeu os votos de 298 dos 466 deputados presentes na sessão, enquanto o líder da oposição, Abhisit Vejjajiva, recebeu 163 votos, informou o presidente da Câmara dos Deputados, Chai Chidchob. Cinco deputados se abstiveram do pleito.

"Agradeço a todos os parlamentares que vieram votar hoje em mim. Trabalharei o melhor possível", afirmou o premier eleito, que assumirá o cargo assim que o rei Bhumibol Adulyadej der seu consentimento por escrito.

Somchai, 61 anos, advogado, substituirá Samak Sundaravej, 73 anos, que na semana passada foi obrigado a reununciar por decisão do Tribunal Constitucional, após semanas de manifestações contra sua gestão.

Somchai e Samak pertencem ao mesmo partido político, o PPP, no qual estão reunidos todos os aliados de Thaksin, que governou a Tailândia de 2001 a 2006, antes de ser derrubado pelo Exército e se exilar na Grã-Bretanha por acusações de corrupção.

Samak renunciou no dia 9 de setembro porque o Tribunal Constitucional o declarou culpado de ter aceitado pagamentos de uma empresa privada para apresentar programas culinários na televisão.

Ele já estava em posição frágil desde 26 de agosto, quando a sede de governo em Bangcoc foi ocupada por manifestantes monárquicos que o acusavam de ser uma "marionete" de Thaksin.

Os líderes dos protestos afirmaram que rejeitarão qualquer premier saíd do PPP.

ask/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG